Sustentabilidade à Mesa: o ISCAP a reescrever o menu
• WHAT will be done
Description:
ISCAP – Esta é a Nossa Escola
O ISCAP é uma instituição de ensino superior centenária, na área das Ciências Empresariais, com mais de 5000 estudantes e algumas centenas de funcionários docentes e não docentes. Está localizada no concelho de Matosinhos (ver localização) possui um amplo espaço exterior repleto de árvores e vegetação diversa.
A preocupação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma constante no ISCAP. A existência de um grupo de pessoas constituído por docentes e estudantes dedicado a temas de cariz ambiental (tais como a Água, a Energia, os Espaços Exteriores ou os Resíduos) e social constitui uma evidência clara deste interesse. Perante oportunidades de melhoria, este grupo debate estratégias, analisa propostas e implementa soluções.
ISCAP – Algumas Iniciativas implementadas
A prova de que os ODS são um dos pontos da agenda do ISCAP está patente nas diferentes iniciativas promovidas envolvendo toda a Comunidade, na sensibilização constante para a importância destas questões e na implementação de atividades diversas tal como a Semana da Sustentabilidade (ver programa da segunda edição). Durante uma semana a instituição promove uma série de iniciativas que vão desde workshops a exposições, passando pela recolha de bens para instituições de solidariedade social e até mesmo concursos temáticos. Esta Semana tem produzido bons resultados num caminho que, apesar das dificuldades inerentes ao mesmo, converge para os ODS. Tal constitui certamente um motivo de orgulho não só para a comunidade do ISCAP como para o meio envolvente.
Neste último ano, o ISCAP também ampliou os locais de recolha de resíduos para reciclagem. Após análise e avaliação de todos os pontos de deposição de resíduos existentes no ISCAP, foram feitas alterações no posicionamento e no tipo de contentor a colocar em cada zona do edifício. A colocação de todos os tipos de contentores em todas as zonas revelou-se pouco proveitosa pelo aumento da contaminação dos resíduos lá depositados. Esta decisão de adaptação do contentor à área e uma maior sensibilização da comunidade traduziram-se no desejável aumento da recolha diferenciada e consequente redução dos resíduos indiferenciados (ver exemplo).
No que diz respeito à restauração, o ISCAP possui uma cantina e dois bares que funcionam como os principais locais de refeição para centenas de estudantes, pessoal docente e não docente. Existem ainda vários locais estrategicamente escolhidos munidos de micro-ondas que dão resposta aos muitos membros da comunidade que optam por trazer a sua refeição de casa. Há ainda um restaurante ao qual recorre um número pouco significativo de pessoas.
Há poucos meses foram disponibilizados contentores para a recolha de biorresíduos nos locais de maior movimento (bares e cantina). Foi dada formação às pessoas envolvidas que acolheram com agrado mais esta iniciativa. Pela quantidade de refeições confecionadas, em particular nos bares, a diminuição do resíduo indiferenciado foi bastante significativa.
ISCAP – A nossa Ação
Estabelecidos que estão os circuitos dentro do ISCAP no sentido da RECICLAGEM e VALORIZAÇÃO dos biorresíduos, é chegado o momento de passar para um patamar mais ambicioso: o da REDUÇÃO pela PREVENÇÃO dos biorresíduos, em particular os resíduos alimentares! É aqui que a ação que se apresenta tem o seu enquadramento.
Uma boa parte do resíduo alimentar é proveniente da não existência de uma adequação entre a quantidade de alimento servida e a quantidade efetivamente consumida.
A – Uma das iniciativas desta ação passa por sensibilizar os utentes dos bares e cantina na solicitação de doses adequadas às suas necessidades. Cartazes alusivos ao tema, irão sensibilizar os utentes para o problema do desperdício alimentar, fazendo-o analisar a quantidade de comida que tem no prato.
B – Após o consumo da refeição, no momento de entregar o tabuleiro, o utente é relembrado da importância de evitar o desperdício alimentar. No caso de não ter ingerido a totalidade dos alimentos que escolheu, como sendo a dose adequada, ele tomará consciência do resíduo alimentar que produziu.
C – Todos os dias, de 16 a 24 de novembro, vai ser disponibilizada uma receita de fácil execução usando sobras. Esta receita vai passar nos vários écrans disponíveis nos corredores do ISCAP. No site do ISCAP podem ser consultadas todas as receitas à medida que elas vão sendo divulgadas nos écrans (ver exemplo)
D – Mensagens apelativas com dados sobre a produção de resíduo alimentar em Portugal (dados Eurostat) vão estar colocadas em locais estrategicamente escolhidos (bares e cantina, écrans, site do ISCAP, entre outros) (ver exemplos)
Location
• WHERE it will take place
Country:
Address:
Action Developer
• WHO will run the show
Entity:
How can you get in contact:
• WHEN
will it happen?
Dates of the proposed action:
• WHY
join hands and minds to prevent waste?
Check out other actions that will cover these themes: