Conceção e Desenvolvimento de uma Plataforma Eletrónica de Prevenção e Redução de Resíduos
• WHAT will be done
Description:
Esta ação, objetiva a conceção e o desenvolvimento de uma plataforma eletrónica para a prevenção e redução de resíduos, que visa promover a troca/doação de diversos produtos/materiais (têxteis, brinquedos, mobiliário, equipamentos elétricos e eletrónicos, livro, ferramentas e consumíveis, entre outros) entre a população do concelho de Matosinhos.
Assente numa economia de partilha, esta plataforma digital, designada como “Recircular, é um mercado de trocas de produtos em segunda mão, não monetários, que objetiva evitar o desperdício, prolongar a vida útil dos produtos, promover a consciência ambiental e o consumo sustentável, e reduzir os impactos ambientais.
O papel da Câmara Municipal de Matosinhos é o de facilitadora do contacto entre a oferta e procura, criando as condições necessárias para promover uma economia moderna, inclusiva e eficiente na utilização de materiais/produtos, através da sua redução e reutilização fomentando a transição para uma economia circular no concelho envolvendo a comunidade, dinamizando um trabalho em rede com as juntas de freguesia e criando sinergias entre os diferentes stakeholders da cidade.
Simultaneamente, procura combater o desperdício alimentar, possibilitando o aproveitamento de recursos alimentares comestíveis, através da redistribuição para consumo humano de excedentes de géneros alimentícios, por parte dos estabelecimentos de restauração e comércio alimentar. No entanto, esta redistribuição apenas será para fins de doação a instituições e organizações sem fins-lucrativos, e famílias identificadas na Rede Social de Matosinhos, aliando-se a vertente ambiental à vertente social e solidária.
A digitalização dos princípios e ações da prevenção de resíduos, corporizados através de uma plataforma eletrónica, permite igualmente a criação de notificações e alertas sobre esta temática, o apoio ao cidadão na implementação de mais e melhores práticas ambientais e na valorização do que seria um resíduo como um recurso.
O serviço de alerta, assegurará que os utilizadores que disponibilizaram um produto na plataforma e que não tenha sido adquirido/reaproveitado por outro utilizador ao fim de dois meses, recebam, consoante a tipologia do produto, informação sobre as soluções existentes no âmbito da correta gestão de resíduos. Neste sentido, priorizando e assegurando o correto encaminhamento e tratamento adequado, pretende-se paralelamente contribuir para a redução da deposição indevida de resíduos na envolvente dos contentores e ecopontos de proximidade na via pública, como na fração indiferenciada.
No decorrer da Semana da Prevenção de Resíduos, além da conceção e desenvolvimento, será realizada uma mesma plataforma da mesma, bem como o levantamento dos estabelecimentos de restauração, comércio alimentar e das instituições e organizações sem fins lucrativos do concelho que pretendem registar- se na plataforma como doares ou receptores.
Promover uma transição para uma Economia Circular priorize, sendo os primeiros três níveis da hierarquia da gestão de resíduos, pela ordem de prioridade em termos de ação, de políticas e alteração de legislação de resíduos e, consequentemente, na ordem do seu destino final, fomentando o destino final prolongamento do tempo de vida útil dos produtos, é a grande finalidade desta ação.
Location
• WHERE it will take place
Country:
Address:
Action Developer
• WHO will run the show
Entity:
• WHEN
will it happen?
Dates of the proposed action:
• WHY
join hands and minds to prevent waste?
Check out other actions that will cover these themes: