Pilhas Sociais – Recolha com energia solidária

Info

WHAT will be done

Description:

No âmbito do tema a desenvolver na edição de 2018 da EWWR, definiu-se debruçar a ação da Junta da Freguesia de Ermesinde, numa problemática manifestada pelos munícipes, no que concerne ao desconhecimento e à falta de pontos de recolha de RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), na cidade.
Na sequência do aumento do consumo desenfreado de produtos (como aparelhos elétricos e eletrónicos), o seu ciclo de vida é cada vez menor, aumentando o volume de resíduos gerados e que carecem de encaminhamento específico, entre os quais os RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores). Desta forma, cruzando-se os vários fatores, almeja-se desenvolver uma campanha de sensibilização para os riscos que este tipo de resíduos acarretam para a população e meio ambiente, em final de vida e paralelamente alargar e introduzir pontos de recolha destes resíduos perigosos, na Freguesia.
A apresentação da entidade responsável pelo reencaminhamento deste tipo de resíduos é um dos objetivos desta ação, pois o conhecimento do destino final dos RP&A é crucial para que o cidadão comum possa ter a certeza que o gesto de colocar os resíduos em lugar definido para o efeito vai colher frutos e não será em vão. Desta forma, estabeleceu-se uma parceria com a ERP Portugal, no sentido de serem disponibilizados recipientes apropriados para a deposição deste tipo de resíduos e distribuídos pelos edifícios afetos a esta edilidade, com o objetivo de tornar mais acessível e alargar o leque de pontos de recolha na cidade, evitando a deposição em lixo comum, armazenamento nas habitações por longos períodos ou diretamente no meio ambiente.
A sensibilização ambiental e os riscos para a saúde pública são fatores que podem impulsionar a adesão a este hábito, no entanto a adição de um alicerce social é um bem haja para o sucesso da ação. AsYes a parceria com a ERP Portugal, para a EWWR 2018 transporta o peso da conversão do volume de RP&A recolhidos em vales, que serão atribuídos a causas sociais e à impulsão de pequenos restauros e aproveitamentos de mobiliários urbanos existentes na cidade.
O fortalecimento da teia, no que corresponde à gestão deste tipo de resíduos perigosos, em especial, a regulação do consumo, a definição de pontos de recolha apropriados e o seu correto reencaminhamento são os pontos chave para o desenvolvimento desta ação.

Location

WHERE it will take place

Country:

Portugal
- _other portuguese regions

Address:

Ermesinde
Rua D. António Ferreira Gomes
365
4445-398

Action Developer

WHO will run the show

Entity:

Junta da Freguesia de Ermesinde
# Administration/Public Authority

How can you get in contact:

www.jf-ermesinde.pt
229737973; geral@jf-ermesinde.pt; @Freguesia.De.Ermesinde

• WHEN

will it happen?

Dates of the proposed action:

19/11/2018, 20/11/2018, 21/11/2018, 22/11/2018, 23/11/2018, 24/11/2018, 25/11/2018

• WHY

join hands and minds to prevent waste?

Check out other actions that will cover these themes:

Thematic Focus: invisible wasteWaste sorting and recycling

Help the world,
share this action!

Related actions

Menu