ROUPA VELHA – SACO NOVO

Info

WHAT will be done

Description:

BREVE INTRODUÇÂO
O consumo generalizado tornou-se nos tempos modernos num problema com consequências inimagináveis. O consumo de plástico tornou-se uma prática comum. O plástico está presente nas nossas práticas diárias, sendo as camadas mais jovens da sociedade muito aliciadas para o consumo. Desde os telemóveis, aos computadores, ao calçado, à simples escova de dentes, ao soalho que temos em casa, aos eletrodomésticos e muito em particular ao vestuário. O vestuário é influenciado por vários fatores com um impacto enorme nas nossas vidas e em particular na vida dos jovens/adultos, as alterações climáticas marcam um ritmo diferente onde as estações intermédias passam muitas vezes despercebidas, vestuário usado na primavera do ano anterior já não será necessário no ano seguinte porque as temperaturas aumentam a cada dia. Da mesma forma sucede com as regras ditadas pela moda, numa fase da idade em que os jovens se pretendem afirmar e incluir em grupos e nos seus pares, o estar na moda obedece a critérios específicos e o que se usou há um ano ou dois, já se encontra totalmente ultrapassado. Peças de vestuário como as tshirts, são muito utilizadas pelos jovens, muitas vezes até à sua exaustão.
De acordo com o WWF a “indústria do vestuário é responsável pelo uso extensivo de água e pela poluição, e produz 2,1 mil milhões de toneladas de resíduos anualmente, de acordo com o relatório. Além disso, o consumo global de roupa duplicou entre 2000 e 2014. Numa média global, cada pessoa compra 5 quilos de roupas por ano, mas na Europa e nos Estados Unidos o número chega aos 16 quilos. O consumo geral de vestuário deve aumentar ainda mais, passando de 62 milhões de toneladas, em 2015, para 102 milhões de toneladas em 2030. Este aumento projetado no consumo global de moda criará novos problemas e riscos ambientais.”

Tshirt Velha Saco Novo
O facto de conhecermos a realidade do vestuário e percebendo a dimensão deste problema, leva a que pensemos todos juntos em formas de, pelo menos, atenuar e sensibilizar. É neste sentido que nasce este projeto, dar vida nova às tshirts que já não apresentam condições para serem usadas como peça de vestuário, mas que poderão ser reutilizadas, adquirindo uma nova forma e utilidade. Por outro lado, é muito importante sensibilizar as camadas juvenis para que estejam consciencializadas para o problema e possam desenvolver uma atitude cívica e crítica no sentido de encontrar soluções para os problemas ambientais que a todos nós diz respeito. As tshirts enquanto peça de vestuário muito difundido, pode ter outras utilizações, uma delas será a sua transformação para sacos que podem posteriormente ser utilizados, evitando-se assim mais produção de resíduos, em particular de plástico, já que ainda é o material mais utilizado em sacos de compras.

Atividade
Constatando-se o problema existente pretende-se sensibilizar os jovens para esta problemática, considerando-se essencial que estes jovens desenvolvam um ativismo que visa a resolução de problemas, envolvendo-se na busca de respostas. Os jovens estão inseridos no problema, são parte dele, daí que a base do projeto será a recolha de tshirts na família e rede de amigos, desta forma tomam consciência do volume de peças de roupa já sem uso. Posteriormente essas peças serão levadas para o FabLab onde serão trabalhadas de forma a adquirirem forma de sacos de asas. Estes sacos serão depois dados aos comerciantes de um Mercado Municipal de forma a serem ofertados em detrimento dos típicos sacos de plástico.

Início e duração
Recolha de tshirts por toda a comunidade escolar durante o primeiro período. No decorrer do 2º período serão organizadas as turmas para deslocação ao FabLab para o trabalho nas tshirts (cortar, coser e estampar). No 3º período será visitado o Mercado, será feita uma ação de sensibilização pelos alunos aos comerciantes elucidando-os sobre os problemas dos resíduos de plástico, sendo posteriormente dados os sacos para serem usados pelos clientes.

Participantes
Escolas Secundárias de Massamá, Monte Abraão e Queluz

Entidades Envolvidas-Apoio
DSAE- Planeamento, organização, material informativo, apoio na ação de sensibilização
DHSC (Banco de Recursos)- No apoio ao desenvolvimento do projeto
DED- No contato com as escolas
FabLab- Apoio no desenvolvimento do projeto
Junta de Freguesia de Massamá e Monte Abraão – Apoio no transporte e no desenvolvimento do projeto.

Location

WHERE it will take place

Country:

Portugal
- _other portuguese regions

Address:

Sintra
Largo Padre Américo
10
2745-712

Action Developer

WHO will run the show

Entity:

CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA
# Administration/Public Authority

How can you get in contact:

WWW.CM-SINTRA.PT
dsae.atividades@cm-sintra.pt

• WHEN

will it happen?

Dates of the proposed action:

22/11/2019

• WHY

join hands and minds to prevent waste?

Check out other actions that will cover these themes:

Reuse and preparing for reuse

Help the world,
share this action!

Related actions

Menu