Horta Terapêutica e Social ADCE

Info

WHAT will be done

Description:

A Associação Para O Desenvolvimento Do Concelho De Espinho, ADCE, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada por iniciativa da Câmara Municipal de Espinho e outras instituições públicas e privadas locais e regionais. A ADCE surge no panorama institucional concelhio enquanto entidade vocacionada para a Luta contra a Pobreza e Exclusão Social, procurando adotar intervenções concertadas, que promovam em Yesultâneo, e de forma integrada, estratégias de natureza social e de dimensão económica que aumentem as possibilidades de uma inclusão efetiva e promovam para todos os cidadãos o acesso ao exercício de uma profissão (www.adce.pt).
A ADCE é parceira da Lipor com os projetos Lipor Geração +, Jardim ao Natural e Horta à Porta e tem vindo a desenvolver várias atividades com sucesso, inerentes aos projetos em causa.
Com o apoio dos projetos Jardim ao Natural e Horta à Porta, a ADCE, alterou 1500m2 de espaços verdes que estavam inativos, criando uma horta terapêutica e social, um jardim de plantas aromáticas, medicinais e condimentares e um pomar com árvores de fruta de variedades locais.
Os mesmos têm sido desenvolvidos desde março de 2017 até à data.
A horta terapêutica e social veio contribuir para o cumprimento dos objetivos da Instituição, pois através de uma estratégia concertada permitiu que os seus utilizadores e comunidade local adotassem práticas e estilos de vida mais saudáveis, combatendo a pobreza e exclusão social. O contacto com a Natureza, a realização de exercício físico e as alterações dos hábitos alimentares são alguns dos benefícios que a horta trouxe a toda a comunidade envolvida no projeto.
A Lipor transmitiu, através de formação e acompanhamento técnico contínuo, boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, sendo todo o espaço cultivado em modo de produção sustentável, evitando asYes, a produção de biorresíduos com todas as práticas aplicadas, incluindo a compostagem caseira.
Desde então, a ADCE tem vindo a registar as quantidades de hortícolas produzidas na horta. De destacar as quantidades de 90 kg de courgette, 50kg de penca e tomate, 30 kg de nabo, cerca de 20 kg de abóbora e beringela, entre outros. Foram colhidas cerca de 420 kg de hortícolas e aromáticas, de 40 variedades diferentes.
Toda a produção é doada aos utentes que fazem parte do projeto e à comunidade envolvente. Estima-se que a ADCE, com as boas práticas desenvolvidas permitiu aos beneficiários uma maior economia familiar, permitindo poupar cerca de 1200€ (valor calculado através do preço de mercado para cada hortícola).
Com a realização de compostagem caseira estima-se que se tenha prevenido a produção 423 kg de bioresíduos.
Conclui-se que estes projetos promovem a alteração de comportamentos em diferentes dimensões, desde a melhoria da saúde, melhoria alimentar e qualidade de vida e ainda a adoção de práticas ambientais mais favoráveis, sendo, instrumentos potenciadores para a mudança positiva na vida das pessoas envolvidas.

Location

WHERE it will take place

Country:

Portugal
- _other portuguese regions

Address:

Espinho
Rua Manuel D'areia
48
4500

Action Developer

WHO will run the show

Entity:

Associação Para O Desenvolvimento Do Concelho De Espinho
# Association/NGO

How can you get in contact:

www.adce.pt
220973408

• WHEN

will it happen?

Dates of the proposed action:

19/11/2018, 20/11/2018, 21/11/2018, 22/11/2018, 23/11/2018

• WHY

join hands and minds to prevent waste?

Check out other actions that will cover these themes:

Strict avoidance and reduction at source

Help the world,
share this action!

Related actions